Estamos vivendo uma pandemia?


Os últimos alardes relacionados ao vírus A/H1N1 nos coloca frente ao questionamento do que vem a ser uma pandemia e quais são os fatores que a define com tal, assim como, o que fazer para não sermos vítimas da doença, nem tão pouco da exploração político-econômica.

O termo pandemia é definido a partir da reincidência de uma determinada epidemia em diferentes lugares do globo. Tendo em evidência o grande fluxo de pessoas pelo mundo e a distribuição de casos que variam desde seu epicentro no México e nos Estados Unidos até casos na Europa, Oceania e Ásia, é possível afirmarmos a existência de uma pandemia.

Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu seis fases para a intensidade da doença, estamos no sexto estágio e vivendo numa pandemia que poderá se propagar por mais dois anos, conforme previsões da OMS.

Até então o contágio acontece pelas vias respiratórias podendo ser evitado de diversas formas, no entanto, a maior preocupação está na possibilidade de mutação do vírus, visto que é um vírus novo e desconhece-se, portanto, os seus limites.

Precisamos, ainda, ficarmos atentos as manipulações da mídia na divulgação de medicamentos e medidas políticas para não nos precipitarmos. Como ocorreu, por exemplo, em 1976 com um alarme falso de gripe suína (A/H1N1) que proporcionou a vacinação de 40 milhões de pessoas e a morte de 25 pessoas com efeitos colaterais da vacina.

É relevante buscarmos a cultura da prevenção, para evitarmos doenças e pandemias cuja morte de milhares de pessoas é o preço da desatenção. Cabe a cada uma de nós e aos órgãos governamentais difundirem e praticarem essa nova cultura.
Jessica Marquês

2 comentários:

Rodrigors disse...

Adorei o texto, muito bem escrito trazendo uma análise crítica com uma base tão rica que o texto chega a ser informativo. Parabéns.

Rafael Ibrahim. disse...

Creio que essa é mais uma jogada da mídia para fazer com que produtos que até então não estavam com um grande número de vendas, como o Tamiflu e o próprio álcool em gel, sejam vendidos.

Pode ser também que seja arma biológica, em que podemos considerar o Darwinismo como seu carro-chefe, fazendo com que, por meio da eliminação dos mais "fracos", a sociedade tenha indivíduos teoricamente "mais fortes e mais desenvolvidos".

Postar um comentário


Quem sou eu

Uberlândia, MG, Brazil
Estudante de Jornalismo da (UFU)Universidade Federal de Uberlândia, Formada em Letras pela mesma universidade.

Twitter


Email

Currículo

Orkut

Calendário


For more widgets please visit www.yourminis.com

Visitantes